como realizar um Experimento Marcos

Tente entrar em contato com o coordenador nacional ou um diretor do “Experimento Marcos” pelo menos três meses antes da data que você pensa em fazer a apresentação. Essa antecedência é para garantir que haja um diretor disponível e tempo suficiente para organizar tudo.

A. Dois papéis importantes

Há dois papéis importantes que precisam ser preenchidos desde o início. O produtor é responsável pela organização, divulgação e liderança entre a equipe de atores. O diretor articula junto ao produtor e é responsável por escalar o elenco, além de dirigir os ensaios. O produtor deve ser parte do grupo (seja da igreja, do grupo local da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), ou de onde for) e pode ou não ser um membro da equipe de atores, embora sugerimos que não seja. O diretor virá de fora, pois precisa ser parte da equipe nacional de diretores treinados.

Igrejas: não cobramos pela atuação do diretor, porém pedimos que a igreja arque com os custos de transporte se for necessário.

ABUB ou outros: é possível conversar, mas será necessário mobilização de recursos para arcar com a viagem do diretor. Idealmente, o grupo deve pagar esta despesa.

B. Não há roteiro

Não há roteiro para o “Experimento Marcos”. Durante os ensaios (veja o ponto F), o diretor e a equipe trabalham com suas Bíblias abertas e aprendem a peça pelo que chamamos de “improvisação guiada”.

C. Reunião informativa

Pelo menos dois meses antes da(s) apresentação(ões) (idealmente 8 semanas) deve haver uma reunião informativa dirigida pelo diretor (em alguns casos distantes, podemos avaliar se o produtor dirigirá a reunião após treinamento online ou se será uma reunião online). Esta reunião acontece para que as pessoas possam conhecer e decidir se querem participar da equipe de atores. Não é possível que pessoas se voluntariem a participar da equipe sem participar desta reunião. Parte desta reunião consiste em envolver alguns dos presentes numa improvisação e ensaio de alguns acontecimentos do Evangelho de Marcos. Assim, eles saberão como serão os ensaios.

Aqueles que decidem participar da equipe de atores devem ter as seguintes qualidades:

– entusiasmo por teatro (com ou sem experiência prévia de palco)

– uma voz alta o suficiente para o ambiente em que será feita a apresentação (não usamos microfones)

– vontade e disposição em aprender e memorizar a ordem dos eventos do Evangelho de Marcos.

Para grupos de igrejas: idealmente os membros da equipe devem ter mais de 15 anos de idade, mas é bom ter uma variedade de faixas etárias. Na prática, a maioria dos atores provavelmente terão entre 20 e 30 anos.

D. Equipe de atores

Depois da reunião informativa, todos terão alguns dias para decidirem se querem fazer parte da equipe de atores. Os planos para a peça poderão seguir se houverem oito (8) homens e sete (7) mulheres na equipe, sendo um dos homens adequado, com vontade e capaz de fazer o papel de Jesus (o diretor precisa necessariamente participar desta decisão).

Um cronograma será organizado para que toda a equipe saiba qual seção de Marcos será memorizada quando (são seis semanas de estudo). A cada duas semanas ou no mínimo uma vez pode haver um encontro da equipe para todos que possam participar, de forma que os atores possam entrosar, ajudar um ao outro na memorização, testar suas memorizações e orar uns pelos outros e por todo o projeto.

E. Entre a reunião informativa e o primeiro ensaio

Durante essas seis semanas de estudo, o ator que fará Jesus terá mais trabalho para fazer. Além de memorizar a ordem dos eventos ele se familiarizará com tudo o que Jesus diz no Evangelho. Mas não há roteiro.

O diretor ou produtor trabalhará com o ator que fará Jesus (pode ser via online) e providenciará anotações e documentos para ajudá-lo. Em vez de decorar as falas, há um método para internalizar o conteúdo das palavras de Jesus para que o ator possa expressar o significado de maneira natural.

Durante as seis semanas de estudo, os outros atores da equipe não saberão os papéis que representarão. O diretor tomará as decisões finais quanto a estes depois de falar com o produtor e o ator que fará Jesus, e depois de orar muito. O elenco/casting final será anunciado no primeiro ensaio ou um pouco antes (dois fariseus, quatro discípulos e oito atores fazendo diversas outras personagens).

F. Ensaios e apresentações

Este é o cronograma normal para uma produção do Experimento Marcos com um grupo de igreja ou de um grupo local da ABUB:

Primeiro ensaio: quinta-feira (18h às 22h)

Segundo ensaio: sexta-feira (18h às 22h)

Terceiro ensaio: sábado (9h às 18h)

Primeira apresentação: domingo (com ensaio geral no mínimo 2h antes do espetáculo)

Segunda apresentação: segunda-feira

 

As apresentações duram entre 90 e 100 minutos, sem intervalo. Importante: ensaios e apresentação sempre são cinco dias seguidos, não é possível haver pausa.

Para grupo de igrejas: Recomendamos fortemente que crianças com menos de 8 anos não acompanhem a apresentação.

Algumas igrejas fazem ambas apresentações em seu próprio edifício, caso houver espaço suficiente para as cadeiras posicionadas em círculo. Outras preferem fazer a apresentação da segunda-feira num espaço exterior, secular, ou em outra igreja.

Para grupos da ABUB: é possível começar os ensaios na sexta para que as apresentações sejam segunda e terça, ou outra organização de acordo com o cronograma de seu grupo. Não é permitido fazer duas apresentações em igrejas. A primeira ou segunda precisam ser num espaço secular, e recomendamos fortemente que seja na universidade ou escola onde este grupo atua. Para isso, é preciso que o produtor desde antes das seis semanas de estudo esteja buscando autorização para o devido espaço.

Resumo

Estes são os passos básicos para realizar um “Experimento Marcos”:

  1. Nós lhe ajudaremos a encontrar um diretor treinado próximo de você e que possa na data de seu interesse para as apresentações. É só nos escrever citando esta data e identificando seu grupo (igreja, ABUB etc.): contato@experimentomarcos.com.br
  2. Combine uma data com o diretor para a reunião informativa pelo menos sete semanas (idealmente oito) antes das datas pretendidas para as apresentações. (Importante: por favor não tente levantar atores antes da reunião informativa.)
  3. Se, depois da reunião informativa, você tiver um grupo de 15 atores (8 homens, 7 mulheres), então a equipe poderá começar a memorizar e estudar o Evangelho de Marcos e sua produção/organização do “Experimento Marcos” acontecerá neste período de 6-8 semanas.

Grupos da ABUB e outros: não se esqueça de agendar com antecedência os locais ideais conforme orientação do diretor para ensaio e apresentação.