dúvidas frequentes

Para saber como organizar uma produção do Experimento Marcos, escreva para contato@experimentomarcos.com.br.

Tem certeza de que a equipe é capaz de memorizar a ordem de todos os acontecimentos de Marcos?
Sim. Claro que exige disciplina durante as seis semanas para aprender as seis seções, mas é possível. Em breve eles terão o livro traduzido para ajudar, atualmente ele está disponível em inglês, espanhol e outras línguas como The Mark Experiment. Se os membros da equipe gastarem 10 minutos por dia aprendendo a ordem, é absolutamente possível.

A programação sugere que há cerca de 12 horas de ensaio (16 horas de encontro dividido em três dias no formato 4h+4h+8h). Você tem certeza que é o suficiente?
Sim. Um período curto garante que a equipe fique bem concentrada e confie em Deus para ajudá-los.

A agenda de ensaios tem o primeiro ensaio somente alguns dias antes da primeira apresentação. Não podemos começar a ensaiar mais cedo?
Há duas razões para ter os ensaios bem próximos da apresentação, e tudo isso em dias consecutivos. Primeiro, significa que o diretor não terá que fazer diversas viagens para trabalhar com a equipe. E segundo, quando a equipe apresentar, aquilo que aprenderam nos ensaios ainda está bem fresco em suas memórias.

Podemos fazer as apresentações com uma semana de intervalo?
Não! Uma vez que o tempo dos ensaios foi bem compactado, é perigoso ter um intervalo muito grande entre o último ensaio e uma apresentação. A memória de curto prazo e sem treinamento profissional dos atores não aguentará.

E se não tivermos um salão ou um espaço quadrado amplo? Onde podemos arrumar as cadeiras no formato circular?
Como o formato circular é essencial para o Experimento Marcos, você terá que achar outro lugar para apresentar. Sentimos muito, mas não pode ser de outro jeito. 

Os ensaios têm que ser no mesmo lugar das apresentações?
Não, não necessariamente, apesar de que seria uma vantagem, claro. Especialmente para o último ensaio.

Se os atores não usarão figurino, o que eles usam?
Jeans ou calças lisas e uma blusa ou camiseta sem estampa. Cada membro da equipe escolhe a cor da camiseta que levará para usar nas apresentações. 

O que acontece com a apresentação se um ator esquece o que dizer ou o acontecimento seguinte?
O diretor estará sentado na segunda fileira (bem perto do centro do círculo), como que um apoio. Tão perto da cena, ele pode gesticular ou “soprar” sem que a maior parte do público perceba o que ele está fazendo.

O que isso tudo vai custar?
Não cobramos de igrejas ou grupos locais da Aliança Bíblica Universitária do Brasil pelo Experimento Marcos. Mas pedimos que ajude no custo de transporte e despesas de viagem (ida e volta) e acerte acomodação para o(s) diretor(es).

Soa como algo ideal para ser feito para Páscoa. Certo?
Sim, mas, por favor, seja cuidadoso! Nós teríamos dificuldades de providenciar diretores para todos se diversos grupos planejarem sua produção logo antes da Páscoa. Acreditamos que o Experimento tenha o mesmo efeito em qualquer época do ano: o Evangelho é sempre relevante!

Nós não temos atores suficientes na nossa igreja ou grupo local da ABUB para montar uma equipe. O que fazemos?
Isso não precisa ser um impeditivo em seus planos. Por que não considerar montar uma equipe com pessoas de outra igreja ou outro grupo local da ABUB em sua região?

Tenho outra pergunta que não citaram nessa página.
Ficaremos felizes em responder sua pergunta. Escreva para: contato@experimentomarcos.com.br